Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

A grande falha do mercado financeiro

Publicado 27.03.2024, 10:24
Atualizado 24.10.2023, 16:46

Apesar dos avanços tecnológicos e da expansão do conhecimento, penso que ainda há uma grande discrepância entre as decisões de investimento dos indivíduos e os resultados dessas escolhas. É inegável! Afinal de contas, quase todos os investidores, senão todos, possuem algum arrependimento por causa de alguma decisão de investimento. Eu vejo isso acontecendo todos os dias!

Penso que a natureza desse problema, embora complexa, pode ser desvendada por meio da aplicação de brilhantes conceitos extraídos da obra de Daniel Kahneman [1], "Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar", proporcionando, assim, uma nova abordagem para a análise do perfil do investidor (API) [2].

A falha fundamental que identifico no mercado financeiro reside na limitada capacidade de compreensão dos perfis dos investidores pelas instituições financeiras. Essa compreensão superficial leva a abordagens, explicações e recomendações de investimentos inadequadas e perigosas. A origem desse dilema, na minha visão, está ancorada na "racionalidade limitada” dos investidores, um conceito que expõe a inclinação humana a erros de julgamento e a decisões influenciadas por heurísticas e vieses cognitivos.

Heurísticas e vieses cognitivos

Heurísticas são atalhos mentais ou regras práticas que o cérebro usa para simplificar a tomada de decisões. Elas permitem que os investidores façam julgamentos rápidos sem ter que analisar profundamente todas as informações disponíveis. Embora as heurísticas possam ser incrivelmente úteis, permitindo-nos tomar decisões rápidas em situações complexas, elas também podem levar a distorções e erros. E isso é o que mais acontece no mercado financeiro.

Daniel Kahneman e Amos Tversky foram pioneiros no estudo desses conceitos, demonstrando como eles afetam o julgamento e a tomada de decisão em situações econômicas e financeiras, entre outras. Ao entender heurísticas e vieses cognitivos, penso que podemos melhorar os sistemas de decisão, educação financeira e ferramentas de análise que ajudem a mitigar seus efeitos, promovendo, assim, um mercado muito mais saudável.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Rápido e devagar

Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel de Economia, ensina que a nossa mente opera segundo dois sistemas distintos: o Sistema 1, rápido e intuitivo, e o Sistema 2, lento e analítico. Essa dualidade de processamento mental é fundamental para entender as decisões de investimento, muitas vezes realizadas sob a influência predominante do Sistema 1, sem a devida análise analítico do Sistema 2.

Para combatermos essa que apontei como sendo a "grande falha" do mercado financeiro, proponho uma nova metodologia para a API, fundamentada nas lições de Kahneman. A metodologia é simples: classificar os investidores através de uma análise dos seus padrões de pensamento, preferências heurísticas e susceptibilidade a vieses cognitivos.

Dessa forma, desdobraríamos o perfil do investidor em categorias que reflitam a predominância do uso do Sistema 1 ou Sistema 2 em suas decisões de investimento, incorporando, também, variáveis psicográficas como conhecimento financeiro e racionalidade.

Futuro da API

Acredito que a implementação dessa nova API tem o potencial de transformar radicalmente o mercado financeiro. Ao alinhar as recomendações de investimento com os perfis comportamentais e cognitivos dos investidores, as instituições financeiras podem mitigar os riscos de decisões mal orientadas e promover uma maior sintonia entre os objetivos dos investidores e os produtos financeiros. Isso não apenas eleva o potencial de satisfação e sucesso do investidor individual, mas também contribui para a estabilidade e sustentabilidade do mercado como um todo.

Deixarei abaixo uma sugestão para a nova classificação dentro do modelo que propus acima:

  1. Investidor Intuitivo-Reactivo (IIR)

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Predominância do Sistema 1. Este perfil caracteriza Investidores que tendem a tomar decisões rápidas baseadas em intuições e emoções. Eles podem ser mais vulneráveis a vieses como o excesso de confiança e a aversão à perda. 

  1. Investidor Analítico-Deliberativo (IAD)

Predominância do Sistema 2. Este perfil caracteriza investidores que dedicam tempo para análise detalhada e consideração cuidadosa antes de tomar decisões. Eles são menos suscetíveis a vieses emocionais e estão melhor preparados para gerenciar riscos.

  1. Investidor Equilibrado-Cauteloso (IEC)

Um equilíbrio entre os Sistemas 1 e 2. Este perfil caracteriza investidores que mostram uma mistura de intuição e análise em suas decisões. Eles podem ser flexíveis, ajustando sua abordagem com base nas circunstâncias. 

Eu sei que você pode alegar que isso nada mais é que o API atual, que classifica os investidores em conservador, moderado e agressivo.

Mas não é bem assim.

Hoje, é muito comum um investidor ser analisado como conservador em uma corretora e como agressivo em outra. Além disso, as APIs atuais focam em tolerância a risco e patrimônio. Essa nova abordagem foca naquilo que está por trás das decisões de investimento, o comportamento. Isso oferece uma base muito mais estável para a classificação, que é menos suscetível a variações entre corretoras.

Há uma grande vantagem em proporcionar aos investidores mais conhecimento sobre seus próprios processos de pensamento pode ajudá-los a reconhecer e, possivelmente, corrigir vieses cognitivos prejudiciais, como excesso de confiança ou aversão à perda. 

 

Fontes:
[1] KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Traduzido por Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

[2] CVM - COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM 359. Acesso em 14 mar. 2022.

Últimos comentários

Bom ! 😃🍏🙏
Oi, MMotta, obrigado!
Que artigo amigos... RIP Daniel...
Oi, Samuel! Obrigado pelo retorno. Infelizmente, o Kahneman faleceu na data deste artigo.
Nunca tinha pensado nisso! Sou o impusivo, rsrsrs
Feliz que tenha ajudado, Pedro!
É muito simples manipular a API. Na verdade, é bastante interessante o funcionamento das corretoras/bancos, porém são dados facilmente manipuláveis, basta responder as perguntas de forma agressiva ou conservadora, sem compromisso com a verdade. É também um modo de ter acesso a uma gama maior de aplicações, que poderiam ser direcionadas exclusivamente a investidores "arrojados".
É isso mesmo. Se você for categorizado como conservador, não terá acesso ao mercado de ações. Mas, eu posso ser conservador no mercado de ações comprando papéis do setor elétrico, por exemplo.
É verdade, Gabriel. Precisamos mudar a forma como a API é feita! Obrigado pelo retorno!
Renda variável só se dá bem os que possuem informações privilegiada , manipulador , mentirosos e influencers.
Talvez essa seja uma visão muito radical, Antônio! Mas obrigado pelo retorno!
Excelente!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.